Polícia Militar Concurso 2019 (Vagas e Editais Previstos)

Policia militar concurso 1
4.9 (97.14%) 7 votes

Todos os anos centenas de vagas para a Polícia Militar são abertas no Brasil. Não existe desculpa para você ficar de fora da corporação! Se você realmente quer ser um policial militar, leia com atenção a lista especial que preparamos para você no Guia Polícia Militar Concurso 2019, onde apresentamos todas as oportunidades que vocês sempre quis ter para realizar teu sonho de ser policial!

Policia militar concurso

Polícia Militar Concurso 2019

Os concursos policiais são sempre muito concorridos. A melhor forma de se conseguir um bom resultado no Concurso Polícia Militar será sempre seguindo a “receitinha” de estudar muito, fazer muitos simulados, focar no TAF e iniciar a preparação o quanto antes, muito antes até do edital do concurso ser publicado.

Seguindo a receita básica de estudos para concursos policiais, ficará muito mais fácil para você ser aprovado na Polícia Militar Concurso 2019.

Policia militar concurso 1As polícias militares compõem o corpo de segurança pública do Brasil, lado a lado com as polícias federal, rodoviária federal, ferroviária federal, civis e corpo de bombeiros militar. De acordo com a Constituição Federal, compete às polícias militares o policiamento ostensiva e a preservação da ordem pública.

Cada estado da federação possui a sua própria Polícia Militar.

Vamos falar agora sobre a situação de cada PM nos estados do Brasil, assim, você escolherá se deve começar a estudar para o concurso da PM do seu estado ou de outro estado do Brasil.

 

Polícia Militar Concurso 2019 – Edital Iminente

Alguns concursos da polícia militar estão com editais iminentes, ou seja, podem ser lançados a qualquer momento, são eles:

PM AM
Comissão já está formada! Serão ofertadas 661 vagas para os cargos de Soldado, Cabo e Oficial, que exigem formação em nível médio e superior. Desde abril de 2019 o certame possui comissão formada e a banca em breve deve ser escolhida. Mais Informações: Concurso PM AM

PM GO
Este é um concurso com publicação de edital a qualquer momento. O extrato de contrato da banca organizadora do concurso (Instituto AOCP) já foi publicado. Agora, a banca e a Instituição trabalham na finalização do edital. Serão ofertadas 2 mil vagas, sendo 1.920 destas para o cargo de Soldado de 3ª classe e 80 para o cargo de Cadete. Mais informações: Concurso PM GO

PM MS
Não é um dos concursos mais esperados, mas a PMMS teve autorizada em agosto de 2018 a oferta de duas vagas para o cargo de oficial especialista capelão. Mais Informações: Concurso PM MS

PM PR – DEFININDO BANCA 
Mais um super concurso que vai sair em 2019. A expectativa é que o concurso tenha um edital com a oferta de 4.000 vagas para o cargo de Soldado. Mais Informações: Concurso PMPR 

PM SP (Soldado) – 1 JÁ PUBLICADO e 1 AGUARDANDO
O governador do estado de São Paulo, João Dória, autorizou abertura de 5.400 vagas para provimento de Oficial e Soldado. Prometeu ainda reforçar o contingente de policias nas ruas com a realização de concursos públicos para preencher mais de 13 mil vagas. O primeiro edital já está aberto com 2700 vagas, portanto, fique atente, é um ótimo concurso para se preparar.
Mais Informações: Concurso PM SP Soldado

PM SP (Oficial) – EDITAL PUBLICADO
Foi publicado o concurso de Aluno Oficial PM-SP, com 190 vagas. As provas serão realizadas em 30/06/2019.

A remuneração ainda é incerta, sendo difícil dizer quais serão os valores com precisão destinados a cada um destes cargos, até porque, haverá uma atualização em relação ao que foi oferecido no concurso anterior.

Leia Também:

 

Polícia Militar Concursos Previstos

Além dos Concursos da Polícia Militar nos Estados em que estão certos terem seus editais publicados este ano, também separamos os links para você conferir se existem novidades em cada estado da Federação:

AC / AL / AM / AP / BA / CE / DF / ES / GO / MA / MG / MS / MT / PA / PB / PE / PI / PR / RJ / RN / RO / RR / RS / SC / SE / SP / TO

 

Como Entrar para Polícia Militar

Cada estado da federação e o Distrito Federal possui a sua própria polícia militar e aplica o respectivo concurso seguindo critérios próprios. A única diferença fica por conta da PMDF, que é organizada e mantida pela União, ou seja, com recursos federais, ao passo que as demais são mantidas pelos estados. Entretanto, a PMDF se subordina ao Governador do DF.

Policia militar concurso 3

É importante destacar que todos os dados listados abaixo podem sofrer alguma variação de acordo com o novo edital publicado e com o respectivo estatuto policial.

Outra coisa que varia também de um estado para o outro são as exigências do cargo. Alguns entes federativos cobram nível médio ou nível superior de escolaridade, mas antes de entender exatamente as exigências dos concursos, vamos falar, em linhas gerais, sobre as carreiras da Polícia Militar.

São duas as carreiras de policiais militares: uma das carreiras é a de Soldado ou Praça, para o qual é exigido (geralmente) o nível médio de escolaridade, exceto a PMDF, que exige formação superior.

Sendo aprovado no concurso, você fará o Curso de Formação de Praças (CFP), que normalmente dura de 6 meses a 1 ano, ao final do qual você será um Soldado 1ª Classe. Já no primeiro mês de curso, que é em período integral, o aluno recebe a remuneração do cargo e os demais benefícios da carreira.

A outra carreira é a de Oficial da PM, que tipicamente exige nível superior de escolaridade.

Quando você é aprovado no concurso para Oficial da PM, você deverá iniciar o Curso de Formação de Oficiais (CFO) que tem duração de 2 a 3 anos. Durante o curso, você receberá a designação de Cadete ou Aluno-Oficial. Após ser aprovado no CFO, você se tornará Aspirante-a-Oficial por cerca de 6 meses, quando então é promovido a 2ª Tenente da Polícia Militar.

 

Salário da Polícia Militar

Mais uma vez temos de frisar que: tudo varia de acordo com o estado onde você quer trabalhar, mas hoje, em 2019, temos a seguinte tabela de Salário da Polícia Militar:

salario-da-polícia-militar

Inscrição Polícia Militar Concurso 2019

Para se inscrever no Concurso Polícia Militar, o candidato deverá aguardar primeiramente a publicação do edital oficial deste certame, quando ainda não tem uma data prevista para ser realizada.

No geral,  o método não varia muito, sendo a inscrição aceita pela internet ou em local designado pelo órgão.

Os detalhes para a inscrição, no entanto, poderão ser observados em concursos anteriores, já que provavelmente o modelo venha a ser mantido, com uma taxa cobrada por meio de boleto bancário e confirmação recebida pelos correios ou no portal da banca organizadora.

Prova da PM

concursos-pm-2020-8Se você realmente estiver interessado em obter um bom resultado na prova da PM,  deverá se esforçar ao máximo para estudar todas as matérias do edital o quanto antes.

Os concursos das polícias militares possuem uma verdadeira bateria de provas e os editais, em regra, contam com as seguintes etapas:

  • provas objetivas
  • provas discursivas, normalmente para a carreira de oficial
  • teste psicológico
  • exames de saúde
  • teste físico (TAF)

Aqui é importante o destaque para as provas objetivas e discursivas, além do teste físico.

As matérias exigidas variam muito de acordo com o estado, mas em linhas gerias podemos elencar as seguintes disciplinas básicas:

Conhecimentos Gerais:

  • Língua Portuguesa
  • Atualidades
  • Raciocínio Lógico
  • Noções de Informática
  • Direito Administrativo
  • Direito Constitucional
  • Direito Penal

Alguns concursos também exigem Conhecimentos Específicos como:

  • Lei Orgânica
  • Direito processual Penal;
  • Legislação Extravagante;
  • Direito Penal Militar.

Como estudar para Polícia Militar Concurso 2019

concursos-pm-2020-4Estudar para Polícia Militar exige não só disciplina, como também alguns pré-requisitos, como estar bem preparado para passar no TAF.

Separamos aqui, alguma dicas que poderão contribuir para os concurseiros de plantão que desejam saber como estudar para a Polícia Militar Concurso 2019 e 2020, este que pode estar mais próximo do que se imagina. Vamos entender melhor o que você precisa:

1 – Comece a estudar antes do edital sair

Esse é o fator chave para quem deseja uma preparação bem estruturada em com condições de conquistar a aprovação. Com tempo hábil, você poderá errar com tranquilidade e terá tempo de se corrigir para a prova. Quando o edital sair ou houver mudanças, você terá tempo suficiente para fazer os ajustes necessários.

2 – Faça Simulados

Essa dica vale não só para o concurso da Polícia Militar, como também para qualquer concurso público.  Quando você realiza simulados e resolve um bom número de questões, tudo torna-se mais fácil de entender a complexidade de cada questão e como o conteúdo é adaptado para avaliação na prova. A partir dessas informações, você consegue descobrir quais são suas forças e fraquezas, o que vem a ser a nossa dica 3.

3 – Descubra suas Fraquezas

A melhor forma de começar a estudar para o concurso da Polícia Militar é saber em quais áreas você tem mais facilidade e dificuldade em aprender. Assim, é possível criar um plano de estudos mais objetivo, fazendo com que seja depositado um tipo de atenção diferente para cada matéria.

4 – Organize-se

Com planejamento você consegue vislumbrar todas as matérias, pontos forte e fracos e consegue  se preparar adequadamente para cada uma delas. Uma planilha seria bem-vinda para você organizar as disciplinas e distribuí-las pelos dias da semana. Ter contato com todas as matérias é indispensável para não deixar o conhecimento esquecido e melhorar suas fraquezas.

5 – Atenção com a Língua Portuguesa

Você sabia que Língua Portuguesa é a matéria que mais reprova em concursos públicos? Estar com a língua portuguesa em dia faz toda a diferença para a sua aprovação. Já que ao conseguir resolver a maioria dos exercícios dessa modalidade, as possibilidades da sua redação obter uma nota alta são ainda maiores.

6 – Prepare-se para o TAF

Nada adianta ter sucesso na prova objetiva e perder sua vaga no teste físico. Se você for reprovado nessa etapa do processo seletivo, será eliminado(a).

Nos testes de aptidão física, geralmente são cobrados exercícios como: flexão de braço, corrida, teste de resistência abdominal, entre outros. Portanto, estar preparado fisicamente é algo determinante para a sua aprovação.

Confira dicas de profissionais que aplicam os Testes Físicos em provas policiais e descubra como se dar bem.

7 – Descanse

Não adianta você se matar de estudar e acabar prejudicando a sua saúde, pois ela precisa estar completamente em dia para a realização da prova! Quando você antecipa seus estudos, você tem a possibilidade de reservar períodos de descanso e lazer.

Quando for descansar, tente se desligar de tudo. Assim, a sua cabeça fica livre dos picos de ansiedade, que podem colocar a sua aprovação por água abaixo.


Portanto, se você tem o interesse de participar de um concurso público da Polícia Militar e conquistar uma vaga de emprego com estabilidade e com uma vasta gama de benefícios, será fundamental que você procure iniciar a sua preparação o quanto antes, procurando por meio de editais anteriores, consultar o conteúdo programático aplicado.

Caso possua alguma dúvida referente aos editais da Polícia Militar Concurso 2019, deixe o seu recado para que possamos te responder o mais breve possível. Bons estudos e Boa Sorte no Concurso!


Pesquisas Recentes
  • www policiamilitar
  • site policia militar
  • policía militar
  • site oficial da policia militar
  • policia militar gov
  • salario pm militar
  • salario da policia militar
  • concurso aberto pm
  • delegado policia militar
  • policia pm concurso

Veja Também:

Menu