Concursos Polícia Civil 2019

Rate this post

Civil 2019

Você tem o sonho de ser um Policial Civil?

Se você realmente quer exercer a profissão, você precisa se preparar BEM para passar no concurso. Os concursos da Polícia Civil são bastante concorridos e exigem muito da sua capacidade FÍSICA e MENTAL.

No guia de hoje você ficará por dentro de todos os Concursos da Polícia Civil 2019 e ainda verá dicas exclusivas para as provas em cada e testes de aptidão física (TAF).

P.s.: Leia o Guia até o final você não vai se arrepender 😉

Concursos-Policia-Civil-2019

Últimas Notícias Polícia Civil 2019


[Atualização 20/02/2019] Durante evento público realizado no dia 19 de fevereiro, o Governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha anunciou o lançamento de um novo concurso público da Polícia Civil do Distrito Federal (Concurso PCDF 2019) que deve ser publicado entre os meses de abril e maio. São previstas 300 vagas para o cargo de Escrivão e 1.800 para Agente. Confira detalhes no link: Concurso PC DF 2019

 


[Atualização: 27/02/2019] O Governador do Estado do Ceará confirmou em sua página oficial do Facebook, que autorizou a Secretaria de Planejamento do Estado a lançar o novo concurso da PC CE 2019. São previstas 1.496 vagas para os cargos de Delegado, Inspetor e Escrivão. Mais detalhes sobre o concurso no link: Concurso PC CE 2019

 


[Atualização: 01/03/2019] Foi assinada, pelo governador Wilson Witzel, a autorização com 1.000 vagas para realização do concurso público da Polícia Civil do Rio de Janeiro destinado às carreiras de Delegado, Inspetor, Perito, Técnico e Auxiliar de Necropsia. Atualmente, o processo de escolha da banca organizadora está sendo realizado. Detalhes no link: Concurso PCERJ 2019

 


Concursos Polícia Civil por Estado

Diversas vagas estão previstas para serem distribuídas na Policia Civil Concurso 2019. Para facilitar sua busca, distribuímos as informações por estados, bastando você clicar no link do lugar onde você deseja trabalhar na Polícia e conferir se o concurso já está  ou não autorizado para acontecer no ano de 2019:

 

Como entrar na Polícia Civil?

Para se tornar um Policial Civil você precisa prestar um Concurso Público. Os concursos são compostos por prova objetiva (questões de múltipla escolha), prova de títulos (para os cargos que exigem uma formação específica), testes físicos (TAF) e psicológicos.

Você também precisa cumprir alguns requisitos básicos, como:

Concursos Policia Civil 2019 - PC

Ser brasileiro
Estar em dia com as obrigações militares (candidatos do sexo masculino)
Estar em dia com as obrigações eleitorais
Possuir o CPF regular
Idade mínima de 18 anos (alguns concursos exigem idade mínima de 21 anos para alguns cargos)
Aptidão física e mental
Não possuir antecedentes criminais
Ter carteira de habilitação com categoria B (alguns cargos)
Ter conduta irrepreensível na vida pública e privada

 

Escolaridade

O mínimo exigido é que os candidatos tenham nível médio de escolaridade ou curso superior completo.

Para os cargos de Investigador e Escrivão, por exemplo, são aceitos diplomas de qualquer área do conhecimento. Para o cargo de Delegado, o candidato precisa ser bacharel em Direito já o cargo de perito criminal pode ser ocupado por profissionais de diferentes áreas.

Cargos

O principais cargos da Polícia Civil são:

Delegado – Os Delegados de Polícia são os responsáveis por dirigir as Polícias Civis e são encarregados de presidir o inquérito policial. O Delegado também é o responsável pela parte jurídica da investigação criminal, formalizando os atos e representações que lhe são apresentados pelos investigadores/inspetores.  Veja mais detalhes do Cargo no Link O que Faz um Delegado de Polícia

Investigador/Inspetor – São os responsáveis pela investigação criminal. São eles que fazem as atividades investigativas, levantamento de provas, análise de laudos, interceptações, quebras de sigilo, etc…

Escrivão de Polícia – São os auxiliares dos Delegados de Polícia, é o responsável por dar cumprimento às formalidades processuais de Polícia Judiciária. O escrivão de polícia é quem lavra os boletins de ocorrência, autos, termos, mandados e demais atos de ofício.

Papiloscopista/Datiloscopista – É o profissional especializado em trabalhar com a identificação humana. Usualmente, essa identificação é feita com base nos desenhos papilares presentes nos dedos (dactiloscopia) e das palmas das mãos (quiroscopia), bem como dos artelhos e plantas dos pés (podoscopia).

Perito Criminal/Médico Legista – Os Peritos Criminais são os auxiliares em questões técnicas que exijam conhecimento específico de uma área do conhecimento. Em geral, divididos em Peritos Criminais e Médicos Legistas, são os policiais especialistas e obrigatoriamente detentores de diploma universitário.

distintivo-concursos-policia-civil

Confira no link a lista completa com Todos os Cargos da Polícia Civil 

O que Cai na Prova da Polícia Civil

Confira abaixo os conteúdos mais comuns entre as provas de todos os concursos da PC:

 

  • Língua Portuguesa;
  • Noções de Direito;
  • Noções de Criminologia;
  • Raciocínio Lógico;
  • Noções de Informática.

Uma das principais dúvidas para quem vai prestar o concurso é em relação ao que estudar ou o que cai na prova da Policia Civil.

É importante esclarecer que o conteúdo varia de acordo com cada estado.

É muito importante que você clique no link do Estado onde você deseja ser policial e analise as informações contidas na página especial da Policia do seu Estado.

Os conteúdos ao lado são os mais comuns em todas as provas em todos os Estados do Brasil.

Como Estudar para o Concurso da PC 2019

 

Se você realmente deseja se tornar um Policial, você deve começar a sua preparação antes mesmo da divulgação do edital.
A maior parte dos concorrentes esperam o edital ser lançado primeiro para depois estudar, e isso é totalmente desaconselhado por especialistas.

Muita gente desiste do projeto de se preparar para um concurso quando descobre que vai precisar estudar matérias que nunca viu antes.

O segredo aqui é não pensar nas matérias como uma barreira ou dificuldade.

Durante a vida escolar, todos nós enfrentamos o aprendizado de matérias e assuntos completamente novos e isso não era um problema. O mesmo acontece para quem inicia uma faculdade, assuntos novos e conteúdos diferentes dos estudados quando mais jovens.

Na prática, o estudo de qualquer matéria funciona mais ou menos de acordo com os mesmos critérios dos exemplos anteriores. Tenha em mente que a vida é um eterno aprendizado e você aprenderá apenas um pouco mais.

 

#Dicas Práticas para o Concurso da Polícia Civil

#Dica 1 – Conhecendo a Prova

Conhecer a maneira que a prova é aplicada lhe dará uma melhor noção de preparação e separação dos conteúdos para estudar. As provas do Cespe/UnB, por exemplo, são bem peculiares. A cobrança é “certo” ou “errado” e não há questões de múltipla escolha. Nesse tipo de prova, uma questão certa vale 1 ponto, uma questão errada vale menos 1 ponto e a não marcação de uma questão não vale nada.

A FCC elabora provas de múltipla escolha cuja questão, geralmente, são bem objetivas e, por mais que sejam extensas, não possuem muito mistério.

A Vunesp cobra bastante gramática, com provas de português bem elaboradas, a banca costuma caprichar em algumas questões. Em Direito, o candidato deve ter domínio sobre o texto da lei.

Viu como é importante conhecer a banca do seu concurso?

[vc_separator color=”black” style=”shadow” border_width=”2″]

#Dica 2 – Como Organizar as Matérias

O conteúdo cobrado no concurso da Polícia Civil costuma ser bem amplo. Negligenciar qualquer matéria pode ser o caminho mais rápido para uma reprovação.

Você sabia, por exemplo, que Português é a matéria que mais reprova em concursos policiais?

Uma boa tabela de estudo, que distribui o tempo de forma ponderada com a importância quantitativa de cada disciplina, é essencial. Para isso, conte com um dos artigos mais curtidos em nosso site:  Ciclo de Estudos – O Método para Concursos

Nele você encontra uma ideia simples e poderosa para te ajudar a estudar de forma correta!

[vc_separator color=”black” style=”shadow” border_width=”2″]

#Dica 3 – O poder das Questões

Quero te contar um segredo não tão secreto assim: um dos principais fatores de sucesso na minha preparação para Delegado Federal foi o fato de eu ter resolvido inúmeras questões e exercícios, pois não adianta conhecer a teoria e não saber aplicá-la.

É muito importante a resolução de exercícios para identificar suas deficiências e corrigi-las antes da prova.

Estude a teoria, faça exercícios e resolva muitas questões de concursos anteriores, para você se acostumar com o estilo da banca e não ter surpresas na hora da prova.

Temos um presente para você, logo abaixo…continue lendo

[vc_separator color=”black” style=”shadow” border_width=”2″]

#Dica Bônus

Se você acha que não tem tempo para estudar ou não consegue se concentrar nos estudos, confira os links do coaching de concurso Juliano Larossa. Você irá se surpreender com essas dicas:

A Verdade sobre a Falta de Tempo para Estudar

Técnica Pomodoro – A Técnica Revelada

[vc_separator color=”black” style=”shadow” border_width=”2″]

Brinde Grátis

Uma dos maiores conselhos que qualquer professor pode te dar é: realize simulados constantemente, você precisa saber como esta fluindo os seus estudos. Resolva exercícios constantemente e anote os resultados para saber o quanto você evoluiu.
Comece com mini simulados com 5 a 10 questões e vá aumentando conforme o seu progresso.

Para te ajudar com essa tarefa, elaboramos diversos Simulados com Questões Exclusivas de Provas Anteriores de Diversos Concursos da Polícia Civil.

 

 

Simulado Língua Portuguesa
Simulado Raciocínio Lógico
Simulado Noções de Informática
Simulado Noções de Direito
Simulado Noções de Criminologia

Brinde Exclusivo

Além de todo o conteúdo gratuito que você já viu acima, nós preparamos para você um brinde exclusivo do Coaching Juliano Larossa. Baixe e Confira!

[vc_single_image image=”3115″ img_size=”full” alignment=”center”]

Veja Também:

Menu