Concurso PC DF 2019

5 (100%) 4 votes

Uma ótima notícia para quem deseja ser Policial Civil e mora próximo ao Distrito Federal. O Concurso PC DF 2019 sairá ainda no primeiro semestre! Já que desde 01/08/2018, a Polícia Civil do Distrito Federal está autorizada a realizar o concurso policial para preenchimento de vagas em seu quadro efetivo.

Concurso PC DF 2019 2O aval foi dado para preenchimento de 300 vagas no cargo de Escrivão mas quem deseja uma das 1.500 vagas para Agentes, não desanime, apenas aguarde um pouco mais.

Em nota, o governador Ibaneis Rocha disse que tem a intenção de divulgar o edital até o mês abril ou maio. Sendo assim, obtendo a liberação da Seplag, será escolhida a banca organizadora e o restante liberado com mais agilidade.

Com isso, serão um total de 1.800 vagas ofertadas. Para a investidura na função de Escrivão, o nível de escolaridade exigida era superior completo em quaisquer áreas de formação.

Além das gratificações e benefícios previstos por lei, o valor do salário inicial será de R$ 8.698,78.

 

Último Concurso PC DF 

A Polícia Civil do Distrito Federal teve o último certame lançado para provimento de vagas em 2013. Foram ao todo 98 vagas para o cargo de Escrivão, sendo que 93 eram de ampla concorrência e 5 estavam destinadas à reserva de PCD.

O encargo da organização do certame ficou por conta do CESPE/UnB (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília). Tanto por isso as inscrições aconteceram em exclusividade por meio do sítio eletrônico da banca.

Do dia 12/08/2013 a 26/08/2013 os interessados puderam se inscrever para concorrer ao cargo de Escrivão da Polícia Civil. O subsídio inicial era de R$ 7.890,05 com regime de trabalho em dedicação total e carga horária de 40 horas semanais.

Para a investidura no cargo, os requisitos mínimos eram de:

  • Ter completado 18 anos até a data da posse (idade mínima);
  • Ser diplomado em qualquer graduação no Ensino Superior;
  • Estar em dia com obrigações de ordem militar, caso o candidato seja nascido no sexo masculino;
  • Ter aptidões físicas e mentais;
  • Possuir CNH, categoria “B”;
  • Cumprir os requisitos psicológicos compatíveis;
  • Estar em dia com as obrigações legais;
  • Entre outros.

Etapas do Concurso PC DF 2019

Com uma espera tão aguardada para o Concurso PC DF 2019, não é de se admirar que as vagas terão uma disputa acirrada. Tanto por isso os concurseiros devem se manter bem preparados, adotando estratégias eficazes de estudo.

Uma dica importante é traçar parâmetros com as provas anteriores. Assim, fica mais fácil entender como será a dinâmica do próximo certame.

Os candidatos do certame de 2013 passaram pelas seguintes etapas:

  • Prova objetiva com questões de conhecimentos básicos e também específicos, que tinha o caráter classificatório e eliminatório;
  • Prova discursiva, também com caráter classificatório e eliminatório;
  • Prova para atestar a capacidade física;
  • Exames de ordem biométrica e avaliações médicas, que tinham caráter eliminatório;
  • Prova de digitação prática;
  • Avaliação de ordem psicológica;
  • Investigação e sindicância de vida social e pregressa;
  • Avaliação dos títulos;
  • Curso de formação profissional.

O último edital PCDF é de 2013, tendo ofertado 300 vagas para Agente e 98 para Escrivão. Para os dois cargos, foram 120 pontos na prova objetiva e 40 pontos na prova discursiva. As matérias aplicadas nas questões da prova objetiva foram:

Claro que começar do zero agora não é o ideal. O edital PCDF está em vias de ser publicado. Logo, o seu tempo de preparação não é tão grande assim. Mas não precisa desanimar por isso. Com um bom planejamento, você compensará o tempo perdido.

 

Veja Também:

Lista dos Concursos da Polícia Civil Previstos

Concurso PC AL

Concurso PC MS

Concurso PC RJ 2019

 

Apostila Concurso PC DF 2019

Em breve teremos uma super apostila grátis para o concurso. Por enquanto, que tal treinar seus conhecimentos em nossa turma de simulados? Corra e aproveite, as vagas são limitadas!

O cargo de Escrivão na Policia Civil

Se você tem a intenção de integrar o quadro de colaboradores da Policia Civil do Distrito Federal através do Concurso PC DF 2019, precisa saber exatamente o que o Escrivão faz.

Segue uma descrição sumária das atividades atribuídas ao cargo.

Escrivão da Polícia Civil

Sua função é documentar e acompanhar o desenvolvimento de processos policiais. O escrivão materializa os atos de Polícia Judiciária definidos na esfera de sua competência funcional pelo Código de Processo Penal e por outras normas que regem essa atividade, inclusive técnicas e éticas.

Como atividade com nível de escolaridade superior completo, com atribuições pertinentes ao cumprimento de formalidades legais. Execução de atos referentes à polícia judiciária, necessários aos processos de cunho administrativo, inquéritos e outros serviços cartoriais de apoio as autoridades policiais, além de demais atividades inerentes ao cargo.

Category: Policia Civil
Post anterior
Concurso PC MS 2019
Próximo post
Concurso PC RJ 2019
Menu