Cargos da Policia Civil

4.9 (98.18%) 11 votes

A Polícia Civil tem como sua principal função prevenir, repreender e investigar crimes. Em outras palavras, a Policia Civil trabalha com “Inteligência” e os Cargos da Polícia Civil são focados nessa premissa.

Cargos da Policia civil 1O que Seria Inteligência Policial?

Um trabalho silencioso e pouco visto, a Inteligência Policial é uma ferramenta especializada na produção de prova na investigação policial.

Por exemplo, o acompanhamento diário de organizações criminosas consegue antecipar crimes como: roubos (comércio, veículos, cargas, armas, bancos) e também evita homicídios, sequestros, etc…

Esse trabalho coordenado, muitas vezes não é visto e muito menos noticiado na imprensa, ficando restrito aos profissionais que atuam no departamento.

Ação Policial

Cabe também à polícia civil, entre outras tarefas, cumprir mandados de prisão e de busca domiciliar, realizar a apreensão de materiais, produtos e instrumentos de infração penal, requisitar perícia oficial e exames complementares, organizar e executar as tarefas de identificação civil e criminal, etc…

 

Cargos da Polícia Civil

Quais são os Cargos da Polícia Civil? Podemos responder que são diversos e variam muito de estado para estado, mas vamos começar a falar sobre os principais cargos da polícia civil:  Delegado, Escrivão, Investigador, Agente Policial, Agente de Telecomunicação Policial, Papiloscopista e Auxiliar de Papiloscopista.

  • Delegado – Os Delegados de Polícia são os responsáveis por dirigir as Polícias Civis e são encarregados de presidir o inquérito policial.  Cabe ao delegado comandar os policiais do distrito. O Delegado também é o responsável pela parte jurídica da investigação criminal, formalizando os atos e representações que lhe são apresentados pelos investigadores/inspetores. Um delegado precisa ter um grande conhecimento jurídico e possuir excelente relacionamento interpessoal usado com autoridades, órgãos públicos e o público em geral.

 

  • Investigador/Inspetor – São os responsáveis pela investigação criminal. São eles que fazem as atividades investigativas, levantamento de provas, análise de laudos, interceptações, quebras de sigilo, etc…  Os Investigadores/Inspetores precisam ter grande facilidade para relacionar-se e capacidade técnica para saber ouvir as pessoas e conseguir elaborar os relatórios detalhados da investigação. É um cargo policia civil muito importante!

 

  • Escrivão de Polícia – São os auxiliares dos Delegados de Polícia. O escrivão de polícia é o responsável por dar cumprimento às formalidades processuais de Polícia Judiciária. É ele quem lavra os boletins de ocorrência, autos, termos, mandados e demais atos de ofício. O escrivão também realiza oitivas (ato de ouvir a parte), indiciamentos, autos de prisão em flagrante, guarda dos procedimentos policiais e objetos apreendidos e recolhimento de fianças.

 

  • Papiloscopista – É o profissional especializado em trabalhar com a identificação humana. Usualmente, essa identificação é feita com base nos desenhos papilares presentes nos dedos (dactiloscopia) e das palmas das mãos (quiroscopia), bem como dos artelhos e plantas dos pés (podoscopia).

 

  • Auxiliar de Papiloscopista Policial –  o Auxiliar de Papiloscopista, outrora denominado Datiloscopista, tem as seguintes atribuições: tomada de impressões digitais e registro em impressos próprios, bem como de dados qualificativos; registro em planilhas da qualificação de dados corporais e sinais particulares; tomada de impressões digitais em fichas datiloscópicas para fins de identificação. O requisito para ingresso na carreira é certificado de conclusão de ensino médio.

 

  • Perito Criminal –  Esse é um dos cargos da policial civil dos mais concorridos.  Os Peritos Criminais são os auxiliares em questões técnicas que exijam conhecimento específico de uma área do conhecimento.  Embora o Código de Processo Penal não faça diferenciações entre os tipos de Peritos, eles são divididos em perito criminal, perito médico-legista e perito odonto-legista (redação dada pela lei 12030/09). O perito criminal é de vital importância para a polícia, pois é através dele que os indícios se tornam provas materiais, é ele que “lê” os vestígios deixados no local onde um crime aconteceu e os detalhes de uma investigação. Os Peritos Criminais geralmente trabalham nos locais de crime (perícias de natureza externa) e nos Institutos de Criminalística (natureza interna), embora no caso específico da Polícia Federal, trabalhem tanto na interna como externamente. O cargo de perito criminal ou criminalístico exige formação de nível superior em área específica, conforme já adotavam antes da lei 12030/09 diversos Estados e a Polícia Federal, por exemplo: biotecnologia, biologia, computação, contabilidade, engenharia, farmácia, física, fonoaudiologia, matemática, medicina, psicologia, medicina veterinária, química, odontologia, entre outras.

 

  • Médico Legista –  Os Médicos Legistas geralmente trabalham nos Institutos Médicos Legais (IMLs), em conjunto com os Odonto-Legistas e Peritos Criminais da área Farmacêutica ou Biomédica, responsáveis pelas análises das vísceras e demais vestígios coletados durante os exames de corpo de delito, seja no morto  ou na pessoa viva. É o profissional que realiza exames em vítimas de violência sexual, agressão corporal e acidentes de tráfego, determina a causa da morte, etc.

 

  • Agente Policial – Cargo do policial que auxilia em investigações e outras funções necessárias ao trabalho policial. Na prática, o agente realiza todas as tarefas policiais semelhantes ao cargo de Investigador. É o Agente Policial que conduz as viaturas policiais (precisando possuir Carteira Nacional de Habilitação, classe C, D ou E profissional). Em geral, para concorrer ao cargo de Agente, é necessário possuir apenas o certificado de conclusão de ensino médio e a carteira de habilitação.

 

Outros Cargos da Polícia Civil

Cargos da Policia Civil 2019Algumas carreiras são ainda pertencentes ao quadro funcional da Polícia Civil, embora estes Cargos da Polícia Civil estejam apenas à serviço da Superintendência da Polícia Técnico Científica.

  • Fotógrafo Técnico-Pericial – é o cargo da policia civil responsável por fotografar  os locais de crimes ou desastres, objetos a eles relacionados, vítimas de crimes, criminosos, etc. Junto com o perito criminal e o desenhista técnico-pericial, o Fotógrafo, mostra, de forma técnica, a posição dos objetos e a situação do local no momento do crime.

 

  • Desenhista Técnico-Pericial – elabora croquis de locais de crimes ou desastres e objetos a eles relacionados, conforme a necessidade de cada caso, além de elaborar, também, os retratos-falados para identificação de suspeitos.

 

  • Agente de Telecomunicações Policial – Cargo que trabalha com os meios eletrônicos de comunicação da Polícia Civil, sobretudo rádios e, modernamente, dedica-se também à Informática, em especial à Intranet (parte da Internet exclusiva da Polícia Civil). Apesar de não ser atribuição funcional deste profissional, quando solicitado, o Agente de Telecomunicações Policial presta auxílio em prisões e remoções de presos, sendo sua função principal operar o rádio no ‘Centro de Comunicações’. O Agente de Telecomunicações também coordena as ações policiais de terra comunicando com as viaturas em rua e inclusive no ar com o helicóptero da policia civil.

 

  • Auxiliar de Necrópsia – prepara a realização de exames em cadáveres e auxilia o Médico Legista. O requisito para ingresso na carreira é certificado de conclusão de ensino médio.

 

  • Atendente de Necrotério – realiza funções genéricas nos necrotérios do Instituto Médico-Legal, podendo remover cadáveres de locais de crimes, desastres ou abandonados.

 

  • Piloto Policial – Cargo que exerce atividades de natureza técnica, compreendendo a execução de trabalhos relacionados com o transporte aéreo, com o cumprimento das normas de navegação e segurança preconizadas pelo DAC (Departamento de Aviação Civil) e verificação das normas reguladoras de manutenção de aeronaves. O piloto controla todo o sistema de comunicação a bordo e tem capacidade de julgar quanto ao emprego da aeronave, tendo em vista as condições meteorológicas. O piloto policial apoia os serviços policiais em todo o Estado.

 

  • Oficial de Cartório Policial – exerce atividades de nível superior, envolvendo supervisão, coordenação, orientação, controle e chefia de equipes de oficiais de cartório policial, bem como a assistência às autoridades superiores em assuntos técnicos especializados relacionados ao cumprimento das formalidades legais necessárias em procedimentos de polícia judiciária, e demais serviços cartorários, em qualquer órgão da Polícia Civil, compatível com suas atribuições. O Oficial de Cartório Policial executa trabalhos de escrituração manual, em equipamento mecanográfico, elétrico ou eletrônico em auxílio aos procedimentos administrativos e de polícia judiciária, e outros encargos, em qualquer órgão da Polícia Civil, compatível com suas atribuições.

 

  • Psicólogo Policial Civil – o psicólogo trabalha com laudos psicológicos para ajudar a determinar o cumprimento de medidas sócio-educativas de adolescentes em conflito com a lei, guarda de crianças em casos de separação, processos de adoção e também realizar em conjunto com psiquiatras a avaliação da saúde mental para imputação de responsabilidades e /ou periculosidade para medida de segurança junto a criminosos.

 

  • Oficial Administrativo – cargo administrativo que exercem funções internas e externas de Apoio às atividades Policiais, em todo tipo de unidade policial. Apesar do cargo existir há mais de 20 anos, não há um plano de carreira para esse cargo, não havendo horizontalidade nas promoções como nas carreiras policiais. Esse cargo não conta com atributos de proteção pessoal como os policiais, tais como: porte de arma, coletes, seguro de vida, dentre outros, apesar de ombrear com os policiais e se deslocar em serviço nas viaturas policiais. A luta da classe é para que a Policia Civil e o Governo do Estado inclua a carreira administrativa na Lei Orgânica, com a designação Agente de Apoio Policial ou Agente Administrativo Policial.

Veja também:

Concursos Previstos Policia Civil

Concursos Policiais 2020

Progressão de Carreira

Na Polícia Civil, assim como na Polícia Federal e na maioria das Polícias Judiciárias não existe verticalidade nas promoções dentro das carreiras, apenas horizontalidade (diferente do que ocorre nos cargos da Polícia Militar), ou seja, se na PM alguém pode ingressar como Soldado e ser promovido até o posto de Subtenente; ou entrar como Aspirante-a-Oficial e chegar a Coronel; na Polícia Civil, quem ingressar em qualquer Cargos da Polícia Civil, como Agente Policial, por exemplo, permanecerá como Agente Policial para sempre, a menos que ingresse em outra carreira por meio de outro concurso exonerando-se da anteriormente.

Assim sendo, a única progressão de cargos da policia civil que existe é dentro das Classes de uma mesma carreira, sendo que um novato ingressa na 3ª Classe, depois progride para a 2ª, a 1ª e, finalmente, para a Classe Especial.

Em suma, as únicas diferenças entre, por exemplo, um Escrivão de 3ª Classe e um de Classe Especial são o salário e a primazia para ocupar postos de chefia.

Cargos-da-policia-civil-2

Salários dos Cargos da Polícia Civil 

Muita gente me procura perguntando qual o salário de um Perito, Delegado, Escrivão, etc…

A minha resposta é sempre a mesma: varia de onde você mora ou em qual Estado você quer trabalhar. Existe uma variação imensa nos salários em cada Estado do Brasil.

A Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis – COBRAPOL – divulgou em 2016 um  ranking do piso e teto salarial dos policiais civis do Brasil.

salarios-cargos-da-policia-civilsalarios-cargos-da-policia-civil-cobrapol

salarios-cargos-da-policia-civil-cobrapol-2salarios-cargos-da-policia-civil-cobrapol-3salario-policia-civil-inicio-carreira

Mais que um Cargo na Policia Civil, você precisa AMAR o que faz!

O policial que trabalha na inteligência precisa se acostumar que não irá aparecer. Ele prepara toda a informação e repassa para a ponta. Muitas vezes não é reconhecido.

Muitas vezes, o trabalho de quem atua na Civil,  é o de visualizar cenários de crimes, utilizando-se de ferramentas de inteligência tecnológica e humana, para estar um passo à frente das ações criminosas.

Não entre na Polícia Civil para aparecer, entre para resolver!

Category: Policia Civil
Post anterior
Concurso PC CE 2019
Próximo post
O que Faz Fotógrafo Técnico Pericial
Menu